Resumidamente, a terapia de exposição é uma técnica utilizada na psicologia para tratar diversos tipos de distúrbios, como fobias, transtorno de estresse pós-traumático e transtorno obsessivo-compulsivo. Ela consiste em expor o paciente gradualmente a situações ou objetos que causam ansiedade, medo ou desconforto, com o objetivo de ajudá-lo a superar essas emoções negativas. Existem diferentes tipos de terapia de exposição, como a exposição imaginal, a exposição in vivo e a exposição virtual, cada uma adequada para diferentes tipos de distúrbios e necessidades dos pacientes.
A terapia de exposição assistida por Realidade Virtual, também conhecida como TERAPIA VR, é uma técnica simula situações em que a pessoa é exposta a estímulos, que geram ansiedade, de forma controlada e gradual, em um contexto seguro.
Através de cenários virtuais realistas e interativos, a TERAPIA VR oferece aos pacientes a oportunidade de exposição gradual à situações fóbicas como: fobias de altura, aranhas, aviões, espaços fechados, ambientes controlados e seguros para enfrentar medos, superação gradual da ansiedade e do medo; treinamento de habilidades sociais, ansiedade social e timidez, interação virtual com outras pessoas em diferentes cenários sociais, desenvolvimento de habilidades de comunicação e assertividade; revivência e reprocessamento de traumas, Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), reviver o trauma em um ambiente seguro e controlado, reprocessar as memórias traumáticas e reduzir o impacto emocional; alívio da dor crônica, distração da dor através de cenários relaxantes e imersivos, redução da percepção da dor e do sofrimento; reabilitação cognitiva e funcional, Acidente Vascular Cerebral (AVC), traumas cranianos, estimulação das funções cognitivas (memória, atenção, linguagem), dentre outras.
Vale ressaltar que o uso da realidade virtual na terapia, deve ser pautado por cuidados éticos e técnicos, para que a ferramenta se mostre eficiente, incluindo a utilização restrita a terapeutas qualificados e a adequação do problema apresentado pelo paciente ao método tecnológico, sempre visando a melhora da qualidade de vida do mesmo.
Referências:
BARBOSA, M.; VALLE, L.; MOURA, T.; KRISTENSEN, C. Vantagens e desvantagens da terapia de exposição virtual para transtorno de estresse pós-traumático. Porto alegre. RB Psicoterapia revista Brasileira de Psicoterapia, 2018.
NAVARRO, M. Avaliação de uma intervenção baseada em mindfulness com e sem realidade virtual, Treinamento de habilidades de mindfulness para o tratamento do transtorno de ansiedade generalizada na atenção primária: um estudo piloto. Psychol, Espanha e Estados Unidos, 2019.
SIMON, V.; FEKETE, Z.; LENCSE, L.; ECSERI, M.; KIS, B.; SIMON, L. Uma nova teoria de intervenção mental baseada em realidade virtual para pacientes ambulatoriais com esquizofrenia: um estudo piloto de prova de conceito. Budapeste na Hungria, 2020.