Entenda os impactos da ansiedade na saúde mental
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ansiedade é um dos principais problemas de saúde mental no mundo. Quase todas as pessoas já experimentaram ou experimentarão ansiedade em algum momento da vida. Com a pandemia da COVID-19, os transtornos de ansiedade e depressão aumentaram em 25%, segundo relatório da OMS publicado em 2022. “O impacto da pandemia na saúde mental é apenas a ponta do iceberg”, alertou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, reforçando a urgência de fortalecer os serviços de saúde mental (OMS).
Você sabe o que é ansiedade e quando ela precisa de atenção? A ansiedade é caracterizada por apreensão em relação ao futuro, inquietação interna e desconforto físico e psicológico. Entre os sintomas estão taquicardia, sudorese, tontura, tensão muscular, medo, preocupação excessiva e sensação de ameaça constante (DALGALARRONDO; BRASIL). Apesar disso, ela pode ser uma reação natural e necessária, funcionando como mecanismo de alerta em situações de perigo, decisão ou estresse. O problema surge quando é contínua, intensa e sem motivo claro.
Quando a ansiedade impede a realização de tarefas simples, como trabalhar ou sair de casa, é hora de buscar ajuda profissional. O tratamento inclui psicoterapia, além de possíveis medicamentos prescritos por médicos psiquiatras, quando necessário. Estudos mostram que a combinação entre psicoterapia e farmacoterapia tem eficácia significativa na redução dos sintomas (ANDRADE; BARROS). O apoio especializado é essencial para promover o bem-estar e a retomada das atividades cotidianas com qualidade de vida.
Referências:
ANDRADE, L. H. Estratégias terapêuticas para transtornos de ansiedade: evidências e recomendações. Revista Brasileira de Psiquiatria, 2021.
BARROS, C. R. M. Abordagens atuais no manejo clínico da ansiedade generalizada. Cadernos de Saúde Mental, 2023.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Ansiedade: sintomas, causas e tratamentos. Portal Gov.br – Saúde Mental, 2023.
DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed, 2019.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Relatório mundial sobre saúde mental: transformar saúde mental para todos. Genebra: OMS, 2022.