Setembro Amarelo: “Se precisar, peça ajuda!”

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Realizada anualmente em setembro, busca quebrar tabus, oferecer suporte emocional e incentivar a busca por ajuda para pessoas que se encontram com depressão e ansiedade. Em 2024, o lema “Se precisar, peça ajuda!” reforça a importância de buscar apoio em momentos de crise. É fundamental quebrar o estigma em torno da saúde mental, como já mencionado, e mostrar que falar sobre sentimentos e dificuldades não é sinal de fraqueza, mas sim de coragem.

Ao longo deste mês, diversas ações serão realizadas em todo o país com o objetivo de conscientizar a população sobre os sinais de alerta do suicídio e oferecer suporte a quem precisa. É preciso estar atento a mudanças de comportamento em amigos, familiares e outros, como isolamento social, alterações no sono e apetite, e expressões de desespero ou desesperança. Ao perceber esses sinais, é fundamental oferecer apoio, incentivar a busca por ajuda profissional e mostrar que a pessoa não está sozinha.

Se você ou alguém que você conhece estiver passando por dificuldades emocionais, não hesite em procurar ajuda.

 

Referências:

SENA, D.; PENSO, M. A. Por que nossos jovens se matam? In: ANGERAMI, V. A. (Org.). Suicídio e suas interfaces: o ardiloso emaranhado da autodestruição. Belo Horizonte: Artesã, 2019.

SCAVACINI, K. O suicídio é um problema de todos: a consciência, a competência e o diálogo na prevenção e posvenção do suicídio. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo: São Paulo, 2018.

WENZEL, A., BROWN, G., & BECK, A. Terapia cognitivo comportamental para pacientes suicidas. Porto Alegre: Artmed, 2010.