O Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) é definido como uma condição complexa que afeta a forma de como os indivíduos percebem a si mesmos e interagem com o mundo ao seu redor. É caracterizado por um padrão de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia, entre outros traços, presentes no início da idade adulta. Essas características podem impactar a vida social, profissional e emocional dos indivíduos afetados, bem como suas relações interpessoais. As causas podem estar ligadas a fatores genéticos e ambientais, podendo se desenvolver em pessoas que já tenham uma predisposição genética e os fatores do ambiente podem aumentar a incidência.
É importante ressaltar que o TPN é um transtorno complexo, com diferentes níveis de severidade. O diagnóstico preciso do TPN é fundamental para garantir intervenções adequadas e personalizadas. Conforme o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), a avaliação clínica requer a identificação de padrões persistentes de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia, associados a dificuldades no funcionamento global do indivíduo, como já mencionado.
Geralmente, pessoas com esse transtorno podem desenvolver comorbidades como ansiedade, depressão, bulimia ou anorexia nervosa, abuso de álcool e/ou outras drogas, sendo o motivo pelo qual a maior parte desses pacientes buscam ajuda especializada. O tratamento medicamentoso e psicoterápico do TPN é fundamental. A psicoterapia visa auxiliar o indivíduo a desenvolver empatia, reduzir comportamentos grandiosos e melhorar seus relacionamentos interpessoais, tendo demonstrado benefícios na redução dos sintomas narcisistas e no aprimoramento do funcionamento psicossocial dos pacientes. O ideal é buscar ajuda, o tratamento especializado pode ser um grande aliado na melhora da qualidade de vida do paciente e em seu entorno.
Referências:
CROWE, MICHAEL L. Narcisismo e transtorno de personalidade narcisista: avançando em direção a um modelo trifurcado. Journal of Personality, 2019.
FOX, DANIEL J. Transtornos de Personalidade Narcisista e Borderline: Uma Nova Conceitualização de Desenvolvimento, Reforço, Expressão e Tratamento. Routledge, 2020.
MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS (DSM-5). Porto Alegre: Artmed, 2014.