O Novembro Azul é um movimento de conscientização sobre a saúde masculina, ou seja é uma campanha internacional de conscientização sobre o câncer de próstata, que ocorre durante o mês de novembro. A iniciativa teve origem na Austrália em 2003 e chegou ao Brasil anos depois. O INCA (Instituto Nacional de Câncer), estima 71 mil novos casos em 2024.
Os principais objetivos do Novembro Azul são: conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, incentivando a realização de exames de rotina, como o toque retal e o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), especialmente para homens a partir dos 45 anos ou 40 anos, caso haja histórico familiar da doença, quebrando assim, tabus em torno da saúde masculina; promover a discussão sobre outros problemas de saúde que acometem os homens, como doenças cardiovasculares e problemas de saúde mental; mobilizar a sociedade para a criação de políticas públicas voltadas para a saúde masculina, dentre outros.
O tratamento do câncer de próstata varia de acordo com o estágio da doença, a idade do paciente e outros fatores. Buscar ajuda médica o quanto antes aumenta enormemente as chances de cura. Vale ressaltar a importância do cuidado com a saúde mental, procurando atendimento especializado, encorajando os homens a falarem sobre suas preocupações, medos, sendo auxiliados com estratégias de enfrentamento, visando promover o bem-estar integral que abrange tanto o corpo quanto a mente.
Referências:
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER – INCA. Novembro Azul. Em: https://tjcc.com.br/noticias/novembro-azul-inca-estima-71-mil-novos-casos-de-cancer-de-prostata-em-2024/ Acesso em 17 de novembro de 2024.
MINITÉRIO DA SAÚDE. Mitos e verdades sobre câncer de próstata. Em: https://www.gov.br/saude/ptbr/composicao/saes/dgh/noticias/2021/novembro-azul-cancer-de-prostata-seus-mitos-e-verdades. Acesso em 16 de novembro de 2024.