2 de Abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, tem como objetivo levar informações à população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo uma data importante para aumentar a compreensão e promover a inclusão de pessoas com autismo.

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta como característica central prejuízos na comunicação social e padrões de comportamentos restritos e repetitivos. Essa condição afeta a fala, o desenvolvimento da linguagem e a comunicação de várias maneiras.

Cada pessoa com autismo é única e suas necessidades também variam. Os sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade.

As principais características do TEA estão relacionadas a prejuízos na interação social e comunicação, incluindo padrões incomuns de fala, falta de contato visual, não responder quando chamado pelo nome, desenvolvimento tardio das habilidades de fala, dificuldade em manter uma conversa, repetição de frases ou palavras, dificuldade em compreender os sentimentos dos outros e expressar os seus, sensibilidade sensorial diferenciada, dificuldades na aprendizagem, dentre outras.

O tratamento para o TEA é multidisciplinar (médico, psicológico, nutricional, fisioterápico, fonoaudiológico etc.) e individualizado, buscando desenvolver habilidades e promover a inclusão social. Intervenção precoce é fundamental para o desenvolvimento.

Uma rede de apoio é fundamental para garantir que as necessidades da criança com autismo e da família para que sejam atendidas da melhor forma possível. Essa rede pode oferecer suporte emocional, compartilhamento de experiências, acesso a recursos e informações relevantes, além de ajudar a reduzir o sentimento de isolamento.

O autismo não define uma pessoa, mas faz parte de quem ela é. Cada indivíduo no espectro tem potencial para desenvolver suas habilidades e contribuir para a sociedade.

Referências:

BIDART, H. T., & SANTOS, C. A. S. Autismo e mercado de trabalho: a percepção do autista sobre suas competências profissionais. Revista Economia & Gestão, 2021.

DUARTE, C.; SILVA, L.; VELLOSO, R. Estratégias em análise do comportamento aplicada para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. Memmon Edições Científicas, São Paulo, 2018.

STRAVOGIANNIS, A. L. Autismo – integração e diversidade. Editora Literare Books, Belo Horizonte, 2021.